Cabelos lindos
Seja curto, médio, longo, liso, ondulado ou tenha o tom que tiver, uma das nossas preocupações é manter bonito e com ar saudável o nosso cabelo.
Lavar com bons champôs, usar a máscara adequada ao nosso tipo de cabelo, cortar as pontas de dois em dois meses (eu faço isso), enfim…muitos cuidados. Mas ainda há mais alguns que devemos ter para além de tudo isto.
7 cuidados. 7 cuidados ou truques que descobri e que deveremos ter para manter o nosso cabelo bonito e saudável. Ora vejam:
1 - Água quente demais? Nunca!
Podemos ter a Ideia de que com a água bem quente o cabelo e o couro cabeludo ficarão mais bem lavados. Nada disso! A água muito quente estimula a produção de oleosidade no couro cabeludo e faz com que o cabelo “descame” deixando-o ressequido e sem brilho.
O ideal é lavar o cabelo com água morna e no final dar uma passagem com água fria para selar as cutículas (de inverno custa um bocadinho, eu sei).
2 – Não aplicar o champô diretamente no cabelo
Pois, no frasco o champô fica concentrado e a regra será dilui-lo com um pouquinho de água na mão e depois aplicar no cabelo.
Ao contrário do que se possa pensar, não é bom juntar água no frasco do champô, pois pode alterar a sua composição.
3 – Não passar o champô ao comprimento do cabelo
A principal função será limpar o cabelo, e graças aos componentes da fórmula do champô, também retira o excesso de oleosidade.
Quando o passamos no comprimento, acabamos por retirar a proteção natural das pontas que, naturalmente, já estão mais secas.
A sugestão é aplicar o champô diluído no couro cabeludo e deixar que a espuma limpe o resto.
4 - O condicionador bem longe do couro cabeludo
Pois é, precisamente o que as cabeleireiras fazem. Óbvio, elas sabem.
O condicionador tem como objetivo devolver o óleo natural do cabelo e criar uma camada protetora. O ideal é aplicá-lo somente no comprimento e, principalmente, nas pontas.
O condicionador junto ao couro cabeludo pode contribuir para o aparecimento de caspa e queda de cabelo.
5 – Cuidado ao esfregar
Devemos esfregar o couro cabeludo com movimentos circulares suaves e sempre com a ponta dos dedos. Nunca com as unhas: podemos provocar pequenos ferimentos e descamações, além de estimular a produção das glândulas sebáceas.
6 - A máscara
Embora a dupla champô + condicionador seja essencial, há algo que não podemos dispensar: a máscara de hidratação.
Com ação mais intensa, complementa o condicionador e ajuda a repor os nutrientes necessários para que o cabelo fique saudável e macio. O ideal é usá-la uma vez a cada 15 dias, aplicando do comprimento até as pontas.
7 - Cuidado com champôs para cabelo oleosos
Quem tem este tipo de cabelo, certamente usa champô adequado, mas com uso excessivo pode acontecer o efeito inverso: o champô retira, junto com a oleosidade natural do cabelo, os nutrientes que o cabelo precisa para se manter bonito e saudável. Como este tipo de champô tem um efeito mais profundo, o couro cabeludo sente-se agredido e acaba por produzir ainda mais óleo. A Ideia será usar este champô a cada 15 ou 20 dias. Não devemos abusar.
Nem será assim tão difícil respeitar estes conselhos. Afinal o interesse é nosso e parece-me fácil manter o nosso cabelo bonito.
Uma boa 4.ª feira e muito sol nas vossas vidas. Mantenham-se lindas, felizes e bem-dispostas.
Beijo.
Maria Cristina