Atacamos a gelatina
- Maria Cristina Salgado
- 10 de mai. de 2016
- 2 min de leitura

Nem mais, quando falamos em dietas, a gelatina aparece de certeza naquela que será essencialmente a dieta para emagrecer.
Os benefícios da gelatina são bem maiores do que possam imaginar.
Saborosa e refrescante ajuda a combater a vontade de doces e guloseimas e ainda, de baixo custo e de fácil preparação.
A gelatina é composta praticamente de aminoácidos (proteínas), que ajudam na síntese e na renovação do colagénio.
Dos indispensáveis para o organismo, dez precisam ser adquiridos através da alimentação porque o nosso metabolismo não consegue sintetizá-los. A gelatina possui nove tipos deles, faltando apenas um. Se consumida regularmente, ajuda na redução dos níveis de colesterol no sangue, triglicéridos e controla a glicemia.
Por ser rica em proteína, fortalece os ossos e previne o organismo de doenças como a osteoporose.
Promove também uma maior resistência física aos desportistas. E ainda mais: colabora para a manutenção da nossa juventude, deixando-nos o cabelo, as unhas e a pele mais bonitos.
Por que faz bem consumirmos gelatina? Por ser a principal fonte de colagénio, substância que tem como função impedir a deformação dos tecidos que fazem parte da estrutura dos ossos, da pele, cartilagens e tendões.
A gelatina tem um papel importante na prevenção e no tratamento de doenças, como artrose e osteoporose. Também é bastante utilizada na recuperação de pessoas submetidas a procedimentos cirúrgicos, pois é um excelente agente cicatrizante.
Ideal nas dietas: Um dos benefícios é que é isenta de gordura.
Das variadas marcas disponíveis no mercado, cada 100g fornecem 380 kcal, estas vindas praticamente dos carboidratos.
A mesma quantidade, mas na versão diet, além de ser isenta de carboidratos, fornece aproximadamente 7 kcal, obtidas exclusivamente das proteínas.
Por isso, se estivermos a fazer uma dieta para emagrecer, ou pelo menos, para não engordar, deveremos sempre optar pela versão sem açúcar. No entanto, é bom variarmos os sabores para não enjoar.
Outra vantagem da gelatina é que ela retarda o esvaziamento do estômago, deixando a pessoa saciada e hidratada por mais tempo. E ainda: dificulta a absorção dos carboidratos e das gorduras pelo estômago e pelos intestinos.
Sabem qual a minha Ideia: a gelatina será uma das "melhores amigas da mulher" (e dos homens também, claro).
Uma 3ª. feira saudável e com pouquíssimas calorias.
Beijos.
Maria Cristina














Comments