Se fosse vivo faria 70 anos
Freddie Mercury teria feito anos na passada 2.ª feira. Teria 70 anos se ainda cantasse para nós.
Para mim Freddie será imortal. Como imortal e inigualável será a sua voz.
Uma voz impressionante, tocante, incrível, magnífica…e muitos mais adjetivos que poderia utilizar para a classificar. Na minha Ideia, a melhor das melhores!
Infelizmente nunca assisti a nenhum concerto dos Queen…
Tirei uma foto junto à sua figura de cera no Madame Tussauds em Londres, o que me emocionou bastante, mesmo…nem vos sei explicar, embora soubesse que era somente a sua figura.
Mas li algo interessante sobre a voz de Freddie Mercury.
Um estudo veio confirmar o que a imprensa e os fãs dos Queen têm afirmado desde a década de 70: Freddie Mercury tinha uma voz incrível!
Uma equipa de cientistas dedicou-se a estudar a voz do vocalista dos Queen e o estudo foi editado na publicação científica Logopedics Phoniatrics Vocology.
A equipa analisou várias gravações do cantor, bem como algumas entrevistas dadas por Mercury.
Depois de várias análises, os cientistas descobriram que Freddie era um barítono (voz masculina intermédia, entre o baixo e o tenor).
Gravações de Mercury mostraram que o cantor tinha uma “surpreendente frequência moduladora fundamental (vibrato) de 7.0 HZ”, dai a capacidade que tinha para mudar facilmente entre um tom mais grave e outro mais agudo.
Os cientistas notaram também uma “vibração subharmónica” na voz de Mercury, que terá criado o seu “rosnar” característico.
Na minha Ideia, nem precisava de ter conhecido este estudo: como vos disse, a sua voz para mim é espetacular e única.
E quem não quer “viver para sempre”?
Deixo-vos esta interpretação (sempre espetacular) de Who Wants To Live Forever.
Beijos e tenham uma 4.ª feira muito boa.
Maria Cristina